quinta-feira, 13 de outubro de 2016

ela não gosta de tomar banho

Minha filha tem 20 meses e nunca gostou de tomar banho. Quando leio frases como “o banho deve ser um momento divertido e relaxante” fico a pensar que lá em casa é tudo menos isso. Até entra na banheira. Mas mal se apercebe que lhe vamos dar banho, grita, esperneia, chora, faz trinta por uma linha para sair dali. Por enquanto não se magoou, mas se continuar assim pode mesmo magoar-se a sério ao tentar fugir do banho. Tenho a sorte de ter sempre o meu marido por perto que a segura (agarra) e lhe dá banho, pois eu com esta barriga já não consigo.
Já tentei muita coisa: esquecer o chuveiro; dar-lhe noutra casa de banho; comprar uma base de chuveiro linda cheia de bonecas e flores; levar os patos. Pratico uma espécie de mindfullness naquele momento, tentando abstrair-me da gritaria, passando-lhe as mãos calmamente pelo corpo. Mas nada, nada resulta.
O que leio na internet é quase sempre relativo a crianças maiores. Não encontro nada sobre esta idade.
Por isso, se houver por aí histórias semelhantes, dicas, soluções, serão muito apreciadas por esta mãe em desespero.

4 comentários:

Melancia disse...

Consta que, nessa idade, o chuveiro na cabeça faz imensa confusão. Li, já não sei bem onde, que os adultos quando sentem a água a cair na cabeça, daquela forma intensa, sentem uma sensação de abstracção que nos faz gostar do banho, mas que os miúdos não gostam dessa sensação de "descontrolo".
Comprei recentemente no LIDL, umas pastilhas efervescentes que dão cor à agua do banho. Encho um bocadinho a banheira e, consoante o dia, tomam banho no Mar Azul ou no Mar Vermelho. Não custa tentar.

Maria disse...

oh assim é complicado :/

AMOR XXS disse...

Não te posso ajudar, o meu adora o banho, só não aprecia muito quando a água vai para os olhos. Ela não gosta de praia/piscina? Se gostar, diz que o banho é como se fosse a praia/piscina, veste-lhe o fato de banho, compra uma mini piscina insuflável, sei lá, lol. Sendo uma tarefa de rotina é muito chato ter birras todos os dias por causa disso. Espero que encontres uma solução.

andorinha disse...

Muito Obrigada pelas vossas dicas ;)