quinta-feira, 26 de junho de 2014

Não levar a vida tão a sério…é apenas uma história.

A Francisca fez um retiro. E vale a pena ler sobre isto aqui.

Deixo apenas um dos seus ensinamentos:
Levar a vida demasiado a sério é uma seca! Torna os nossos dias pesados, desgastantes e completamente sem piada. Para além disso, levar a vida a sério não é compatível com a alegria, paz e felicidade que desejamos. Isto porque, na minha opinião, a sensação de felicidade envolve leveza e desapego das histórias que a nossa mente nos conta sobre que deveria ou não estar a acontecer na nossa vida. Como se costuma dizer: “shit happens“! Tropeçar e espalhar-se ao comprido faz parte do jogo. Não há ninguém que esteja livre desses “tropeções” e, sim, acontecem e se ainda não te aconteceram, irão acontecer , simplesmente porque a vida acontece – com todas as coisas que a nossa mente considera “boas” e “más”.
 
 
 

3 comentários:

Real Desprovido disse...

Estava a ler as palavras da Francisca, neste excerto e estava a lembrar-me de um discurso semelhante, de alguém que me é tão próximo e que, a dada altura, achou que devia valorizar-se e valorizar outro tanto. Fez um retiro, com toda a força da experiência e voltou diferente. Mais não seja, no ajuste do pólos :)

andorinha disse...

De vez em quando é preciso mesmo isso: ajustar os pólos :)
Uma vez fiz um, na Quinta das Águias, em Paredes de Coura. Foi apenas um fim-de-semana mas saí de lá revigorada, com as energias alinhadas e o coração cheio de coisas boas!

Raquel Caldevilla disse...

Acho que estou a precisar disto. *