quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Ter orgulho de quem fez/faz muito por nós

Agora que estou grávida, e apesar de ainda não ser mãe a sério, começo já a pensar e interiorizar que o papel de pais vai desde o muito desafiante ao preocupante.
Agora que estou grávida, imagino que educar um filho não será fácil. Transmitir-lhe tudo aquilo que temos, que somos, que nos ensinaram e que queremos para ele, ou ela, vai ser uma tarefa para a vida.
O mais importante para mim é que seja uma criança feliz. Porque quando somos felizes, tudo se torna mais fácil.
A minha infância foi assim mesmo, feliz. Fui criança a sério. A imaginação tratou de arranjar tudo aquilo que não tive. Nunca tive uma Barbie, um Nenuco, uma casa de bonecas. A primeira bicicleta era azul, bem de rapaz, velha, e foi dada por uns tios. No Natal recebia um presente. Um. Durante o resto do ano, divertia-me na rua, com muitas crianças, muito barulho, muita traquinice.
E apesar de não ter recebido muitos brinquedos (e achar que agora até se recebem brinquedos a mais), nunca isso foi um entrave para a felicidade de ser criança. Recordo, com saudade e nostalgia, todos os momentos que vivi naquela aldeia assente num vale. Os meus pais, à maneira deles, deram-me a liberdade que eu necessitava para “viajar” no meu mundo. Ensinaram-me palavras tão importantes como respeito, dever, obrigação, estudo, dedicação. E eu agradeço-lhes por tudo aquilo que sou hoje. Porque mais importante que o dinheiro ou bens materiais foi a capacidade que me passaram de ser uma mulher valente, destemida, que não desiste de ser feliz e fazer os outros felizes.
 
 

Sem comentários: