terça-feira, 24 de setembro de 2013

Ignorance is preferable to error, and he is less remote from the truth who believes nothing than he who believes what is wrong

(…)

- e tu, lês histórias à tua filha quando ela se vai deitar?
- nã, disse ela atirando com as duas mãos o cabelo com madeixas já gastas e feias do sol para trás. Tadinha da cachopa, passa o dia na escola, já chega de leituras.
- mas não a incentivas a ler em casa?
- ela tem é que brincar. No meu tempo a minha mãe nunca me mandava ler nada e eu não saí assim tão burra quanto isso.
- pois…

Ouvindo isto, lembrei-me de uma reportagem que vi sobre o Thomas Jefferson. Não me quero alongar muito nos pormenores, até porque não me lembro muito bem de tudo, mas julgo ter ouvido que o Thomas lia cerca de 19 horas por dia, repartindo as horas por temas. Ou seja, das 8h às 10 lia sobre politica. Das 10h às 13 sobre história. Das 13h às 16h sobre literatura…e por aí fora.

Sou daquelas que concorda com a infância vivida ao máximo. Com as brincadeiras, as correrias, os trambolhões, os joelhos esfarrapados, a roupa suja mas a alma e o sorriso com o maior brilho possível.
Mas também sou daquelas que acha que tem de haver uma(s) hora(s) de estudo. Tem de haver regras, tempos de pausa, leitura e reflexão.
E, apesar de não ser mãe, anseio o dia de ler histórias às crianças ao deitar. Mesmo quando elas pedem para ler a mesma 20 vezes seguidas. E anseio o dia de as ajudar nos trabalhos de casa, de lhes tirar as dúvidas, de os acalmar para os testes, de os incentivar ao estudo.

Se quereis aprender mais sobre o Thomas, tomai lá e ide ver aqui: http://www.biography.com/people/thomas-jefferson-9353715
Se quereis continuar a ler diálogos bons, inteligentes e cheios de piada, continuai por aqui, porque eles também vão continuar.

1 comentário:

Aníbal Éter disse...

Foi o Pacheco Pereira que falou do Thomas Jefferson na SIC. Sim, lia desde as 5 ou 6 da manhã até ao fim do dia!