segunda-feira, 11 de novembro de 2013

S. MARTINHO CONTINUA A TER MUITOS PODERES


E não se deixa ficar mal no que respeita ao sol, este sol magnífico que se infiltrou nas nossas vidas a tentar aquecer os nossos corações.
Digamos que o sol faz muito falta. Digamos que o sol é tão bom e sabe tão bem. E digamos que esta semana, especialmente esta semana, precisavamos deste sol. Porque o projecto da nossa vida (leia-se casa) precisa de uns dias bons, daqueles sem chuva (o frio pode ficar, pronto), para tomarmos decisões quanto ao futuro do projecto.

E como é sempre bom relembrar, até porque hoje é o dia dele:

Segundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado romano, de nome Martinho, percorria o seu caminho montado no seu cavalo, quando deparou com um mendigo cheio de fome e frio. O soldado, conhecido pela sua generosidade, tirou a sua capa e com a espada cortou-a ao meio, cobrindo o mendigo com uma das partes. Mais adiante, encontrou outro pobre homem cheio de frio e ofereceu-lhe a outra metade. Sem capa, Martinho continuou a sua viagem ao frio e ao vento quando, de repente, como por milagre, o céu se abriu, afastando a tempestade. Os raios de sol começaram a aquecer a terra e o bom tempo prolongou-se por cerca de três dias. Desde essa altura, todos os anos, por volta do dia 11 de novembro, surgem esses dias de calor, a que se passou a chamar "verão de S. Martinho".

Lenda de S. Martinho. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-11-11].

E logo temos castanhas assadas lá em casa. Daquelas boas, apanhadas do castanheiro dos meus pais.

Feliz dia de S. Martinho!

Sem comentários: