terça-feira, 21 de outubro de 2014

36 anos

Os meus pais fazem hoje 36 anos de casados. 36. O dia, segundo a minha mãe, está igual. Sol, calor (talvez não estivesse tanto). Ela diz que quando acordou sentiu aquele vento da serra. Aquele vento quente a adivinhar um dia que seria, isso eu sempre ouvi dizer, inesquecível. Na altura os casamentos eram em casa. Foi no quintal da minha avó, mãe dela. As cozinheiras repartiram-se entre algumas tias minhas (irmãs da minha mãe) e amigas. 3 pratos foram servidos e outras tantas sobremesas. Tudo muito bem regado. Estavam mais de 100 convidados, não sei se 110. Foram feitas mesas de madeira, daquelas compridas e corridas, toalhas brancas, compraram-se pratos, copos e talheres. Brindou-se à vida dezenas de vezes e o casamento acabou já o céu se encontrava completamente carregado de estrelas. Durante 3 dias os meus pais foram jantar a casa dos meus avós para comerem os restos do casamento.
Os meus pais fazem hoje 36 anos de casados. 36. E foram raras as vezes que os vi discutir. Se hoje acredito no casamento e na vida feliz a dois, é graças a eles e a tudo o que assisti enquanto vivi lá em casa. Se existiram dificuldades? Existiram. Muitas. Mas aqueles sorrisos na cara todos os santos dias, aquele optimismo que sempre tiveram, aquela força de trabalho que nunca os abandonou, ensinaram-me a ver tudo do lado positivo. Ensinaram-me que com pouco podemos fazer muito.
Os meus pais fazem hoje 36 anos de casados. 36. E eu respeito-os muito por isso. E fico feliz por sabê-los felizes.

1 comentário:

Raquel Caldevilla disse...

O teu relato sobre o amor deles faz-me ver que acreditas no mesmo amor que eles, no mesmo amor que eu creio com todas as minhas forças. Parabéns a eles e parabéns para ti também :)