segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

| SEMENTES QUE NOS FAZEM BEM: BAGAS JOGI |

As bagas goji parece um nome de um filme passado no Tibete. Onde um qualquer Brad Pitt, Tom Cruise ou Christian Bale vão, numa tempestade de neve, frio e fome, em busca de uma planta rara, que apenas nasce na montanha mais alta e que salvará o mundo ou uma qualquer donzela adormecida.
Podia ser, mas não é. As bagas goji podem ser encontradas facilmente num supermercado.
Atentem agora aos seu benefícios:

Ajuda a proteger os olhos: as bagas goji desempenham um papel fundamental em manter a retina saudável. Além disto, ao incluí-las regularmente na vossa dieta, pode também ajudar a diminuir o risco de degeneração macular que se desenvolve com a idade, ajudando ainda a melhorar a vossa visão geral e a função ocular.

Redução dos níveis de glucose no sangue: outra razão para incluir no vosso dia-a-dia as bagas goji é porque se tem verificado que ajudam a reduzir os níveis de glucose no sangue que se verificam após uma refeição rica em hidrocarbonatos. Isto significa que não terão tantos problemas com as variações de energia ao longo do dia e pode ajudar os que sofrem da diabetes.
Ajuda do sistema imunitário: se têm tendência para adoecer com frequência no inverno, as bagas goji podem ajudar a evitar aquelas constipações ou gripes bem chatas, estimulando o nosso sistema imunitário. Os que praticam exercício intenso também devem prestar atenção a este benefício, uma vez que o exercício intenso também pode com o tempo enfraquecer o sistema imunitário tornando-se vital que faça tudo o que puder para o fortalecer.

Diminuição dos níveis de colesterol: outro benefício das bagas goji é que podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol quando consumidas com regularidade.

E ainda:
* Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade
* Promove a energia e bem-estar em geral
* Protege contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias
* Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável
* Alguns estudos apontam como tendo propriedades anti-cancerígenas
* Combate a artrite
* Ajuda no processo digestivo e na perda de peso
* Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins
* Fortalece os ossos e os tendões
* Mantém um sistema nervoso saudável
* Protege a pele dos danos causados pelo sol
* Aumenta a líbido e o desempenho sexual
* Promove a fertilidade

Como usar? Ingerir diretamente do pacote ou misturar com outras frutas secas e/ou frescas, em batidos, mueslis, chás. Também podem ser demolhadas em água. Esta água é excelente para hidratar o corpo e pode ser usada como base para qualquer receita culinária.

Dosagem? Quantidade razoável: 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão-cheia.

As bagas têm este aspecto. Parecem uvas passas mas em tom avermelhado.


1 comentário:

Maria Rita disse...

Também quero experimentar, há um novo mundo a minha[nossa] espera.